Gonorreia: Sinais, Transmissão e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sinais, Transmissão e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
Essa IST é uma das ISTs mais frequentes globalmente, atingindo inúmeras pessoas todos os anos. Provocada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a problemas sérios. Neste conteúdo, abordaremos os principais sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento da gonorreia.
Definição da Gonorreia
Essa infecção é uma doença causada por bactéria que afeta especialmente as estruturas do sistema genital, como canal urinário, região cervical, ânus e faringe. Embora seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode levar a complicações sérias.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os indicadores típicos são:
Manifestações Masculinas:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Dor no baixo ventre
Outras Manifestações:
A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia acontece durante o sexo sem preservativo, incluindo diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.
Métodos de Diagnóstico
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, tais como:
Identificação da bactéria na urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: aqui método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para garantir a eliminação da bactéria.